quarta-feira, 16 de julho de 2014

PRA INÍCIO DE CONVERSA!



CPROFMAT 2015

         “O que é o PROFMAT?”, alguns poderiam perguntar! Segundo texto do sítio do PROFMAT sabemos que trata-se de uma “Pós-graduação stricto sensu para aprimoramento da formação profissional de professores da educação básica. Programa semipresencial, com bolsas CAPES para professores em exercício na rede pública.” Trocando em miúdos, poderíamos dizer que o PROFMAT é um mestrado reconhecido pelo MEC, semipresencial, em Educação Matemática, cuja seleção é aberta atualmente a qualquer cidadão brasileiro que tenha concluído sua graduação em qualquer área. Os professores de Matemática da rede pública possuem preferência na quantidade de vagas e podem receber bolsas da CAPES, o que é bem louvável. Entretanto, qualquer um, mesmo que não formado em Matemática pode concorrer: são 20% das vagas para qualquer curso e 80% para professores de Matemática.
     O CPROFMAT 2015 é um curso online, através desse blog, gratuito e cujas aulas estarão disponíveis todos os sábados.

       Para começarmos um breve histórico resumido dos concursos anteriores do PROFMAT, com certas características para o conhecimento de todos.


·        2011

Prova: 35 questões de múltipla escolha e 3 dissertativas.

Ingresso no PROFMAT:

1. prioritariamente a professores da rede pública de educação básica
que atuem na Matemática;

2. se não preenchidas as vagas do item 1, valerá o que no edital constou como ‘demanda social’.

No item 4.3., o edita trazia o seguinte: O Exame Nacional de Acesso avaliará os seguintes temas:

a) Construção de significados para os números;
b) O conhecimento geométrico e a realidade;
c) Grandezas e medidas e resolução de problemas do cotidiano;
d) Variações de grandezas;
e) Resolução de problemas algébricos;
f) Organização de dados e tratamento da informação.

E em seu ANEXO II, líamos:

ANEXO II - Ementa de conteúdos do Exame Nacional de Acesso
As questões do Exame Nacional de Acesso versarão sobre os seguintes conteúdos específicos:

a. Conjuntos numéricos. Números naturais e números inteiros: divisibilidade, máximo divisor comum e mínimo múltiplo comum. Números racionais: representação fracionária e decimal, operações com frações, razões, proporções, porcentagens e juros. Números reais: representação decimal, simplificação de expressões numéricas e algébricas; valor absoluto e desigualdades. Números irracionais. Intervalos: representação gráfica e operações; equações e inequações.

b. Variáveis discretas e variáveis contínuas. Grandezas diretamente e inversamente proporcionais. Construção e interpretação de gráficos (cartesianos, por setores circulares, de barras), de tabelas numéricas e de diagramas. Noções de contagem.

c. Conceito de função. Reconhecimento, construção e interpretação de gráficos cartesianos de funções. Funções afins e funções polinomiais.

d. Noção de seqüência. Progressões aritméticas e progressões geométricas.

e. Geometria euclidiana plana. Figuras geométricas planas: retas, semi-retas, segmentos; ângulos; elementos e propriedades de polígonos e do círculo. Relações de congruência e semelhança, paralelismo e perpendicularismo. Áreas e perímetros: polígonos, círculos e partes do círculo. Relações métricas em triângulos, polígonos, polígonos regulares e círculos. Inscrição e circunscrição de polígonos e círculos.


·        2012

Prova: como foi em 2011.

A novidade ficou por conta do seguinte:

1.5. Pode inscrever-se no Exame Nacional de Acesso somente portador de diploma de curso superior devidamente registrado.

Assim, a partir do concurso de 2012 passamos a ter 20% das vagas para formados em qualquer curso superior. Eu achei um excelente acerto uma vez que quem conhece um pouquinho da história da Matemática e da Educação sabe que grandes nomes das duas áreas não eram formados nas respectivas matérias.

4.3. O Exame Nacional de Acesso avaliará os seguintes itens: (igual à de 2011);

Anexo II – Ementa dos conteúdos do Exame Nacional de Acesso
As questões do Exame Nacional de Acesso versarão sobre os seguintes conteúdos específicos: (igual à de 2011)



·        2013


Prova: igual à de 2011 e 2012.

 Com 20% das vagas para qualquer formação superior (como em 2012).

“1.5. Pode inscrever-se no Exame somente portador de diploma de curso superior devidamente registrado no Ministério da Educação ou estudante de curso superior com conclusão prévia ao ato da matrícula, devidamente comprovada perante a respectiva Instituição Associada.”


“4.3. O Exame avaliará os seguintes itens...” (igual ao de 2011)



·        2014

Em 2014 há uma grande mudança no edital em relação à prova e ao que será cobrado em relação aos itens específicos (programa do concurso).

Prova: 40 questões de múltipla escolha

Com 20% das vagas para qualquer formação superior (como em 2012).

“1.5. Pode inscrever-se no Exame somente portador de diploma de curso superior devidamente registrado no Ministério da Educação ou estudante de curso superior com conclusão prévia ao ato da matrícula, devidamente comprovada perante a respectiva Instituição Associada.”




4.2. As questões do Exame terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o PROFMAT.

4.3. As questões do Exame avaliarão, em especial, os seguintes itens específicos:

a) Proporcionalidade e Porcentagem
b) Equações do Primeiro Grau
c) Equações do Segundo Grau
d) Teorema de Pitágoras
e) Áreas
f) Razões Trigonométricas
g) Métodos de Contagem
h) Probabilidade
i) Noções de Estatística


E como será em 2015:

 
·        2015

Em 2015 as características ficaram quase iguais às de 2014, QUASE IGUAIS...


Prova: 40 questões de múltipla escolha

Com 20% das vagas para qualquer formação superior (como em 2013).

1.5. Pode inscrever-se no Exame somente portador de diploma de curso superior devidamente reconhecido pelo Ministério da Educação ou estudante de curso superior cujo diploma venha a ser emitido, no máximo, até à data de início das matrículas.”

“4.1. O Exame consistirá em 40 (quarenta) questões de múltipla escolha.
4.2. As questões do Exame terão como objetivo avaliar os conhecimentos numéricos, geométricos, de estatística e probabilidade, algébricos e algébricos/geométricos dos candidatos, de forma a aferir o domínio matemático necessário para cursar as disciplinas que compõem o PROFMAT.
4.3. As questões do Exame avaliarão, em especial, os seguintes itens específicos:

a) Proporcionalidade e Porcentagem
b) Equações do Primeiro Grau
c) Equações do Segundo Grau
d) Teorema de Pitágoras
e) Áreas
f) Razões Trigonométricas
g) Métodos de Contagem
h) Probabilidade
i) Noções de Estatística
j)Triângulos: Congruências e Semelhanças.”

            A novidade no programa de 2014 para 2015 é que agora já o item “j)”, “Triângulos: congruências e Semelhanças”.

              Nosso curso terá início a partir do dia  19 de julho de 2014. As aulas serão postadas aqui no blog, sempre aos sábados ou domingos. 
  
         A prova para a seleção de 2015 esteve marcada inicialmente para o dia 25 de outubro. ENTRETANTO HOUVE NOVA MARCAÇÃO DE DATA, CONFIRA:

Edital do Exame Nacional de Acesso 2015- Retificação

18/07/2014 18:50
  • Devido à realização do 2º turno das eleições no dia 26/10/2014, fica adiado para 01/11/2014 a realização do Exame de Acesso 2015. Também foram alteradas as datas dos RESULTADOS PRELIMINARES para o dia 12/12/2014, bem como a data para o PEDIDO DE REVISÃO para o período de 13 a 15/12/2014.
     
     
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 Aqui em nosso blog colocaremos as matérias de acordo com o programa bem como comentários gerais sobre a seleção do PROFMAT com algumas dicas e claro, exercícios visando à aprovação no certame.
  
        Quem quiser acessar o edital completo do certame de 2015 é só conferir no sítio do PROFMAT. O link é o que segue: http://www.profmat-sbm.org.br/.

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