AULA
1
INTRODUÇÃO
Os assuntos da aula de hoje foram
cobrados muitas vezes nas provas anteriores do PROFMAT. São assuntos
importantíssimos e que precisam de muito treino para uma prova. Por isso
procure fazer muitos exercícios. Boa aula!
Quaisquer dúvidas ou recomendações podem ser colocadas nos comentários que procuraremos responder quando soubermos e pudermos fazê-lo. Nosso curso é um ato de voluntariado e poderá ser ainda melhor com a cooperação de todos!
PROPORCIONALIDADE
E PORCENTAGEM
EQUAÇÕES
DO PRIMEIRO GRAU
SISTEMA DE EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU
TÓPICO
1 – PROPORCIONALIDADE E PORCENTAGEM
RAZÃO
Razão
é uma divisão (quociente) de dois números inteiro a e b com b ≠ 0.
a ∕ b
a é
chamado de antecedente e b é chamado de consequente.
Pronunciamos
da seguinte maneira: “a está para b.” Como também “a razão de a sobre b.”
FIQUE ESPERTO:
A razão é uma comparação entre
grandezas.
Obs.
Grandeza é tudo aquilo que pode ser medido ou contado.
PROPORÇÃO
Trata-se de uma igualdade de razões.
Tendo
quatro números racionais a, b, c, d, não nulos, nessa ordem, dizemos que eles formam
uma proporção quando a razão do 1º (a) para o 2º (b) for igual à razão do 3º
(c) para o 4º (d). Assim:
a/b
= c/d ou a:b = c:d (lê-se “a está para b assim como c está para d”).
Os números a, b, c, e d são os termos
da proporção, sendo: b e c os meios da proporção, a e d os extremos da
proporção.
Obs.: nas proporções em que os meios
são iguais (também chamadas de proporção contínua), qualquer dos outros dois
números recebe o nome de terceiro proporcional.
a/b = b/c => c é a terceira proporcional
Obs.: Numa proporção contínua chamamos
de média proporcional ao consequente da primeira razão ou o antecedente da
segunda razão, que são iguais entre si.
Chama-se quarta proporcional
de três números dados, a, b, e c, o quarto número x, que forma com a, b e c uma
proporção:
a/b = c/x => x é a quarta proporcional
PROPRIEDADE
FUNDAMENTAL DA PROPORÇÃO
a/b = c/d temos a.d = b.c (o produto
dos extremos é igual ao produto dos meios).
OUTRA
PROPRIEDADE DA PROPORÇÃO
Em toda proporção a soma ou diferença
dos antecedentes está para a soma ou diferença dos consequentes assim como cada
antecedente está para seus consequente.
a+c/b+d
= a/b e a+c/b+d = c/d, sendo b e d diferentes de zero.
DIVISÃO
EM PARTES DIRETAMENTE E INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
NÚMEROS
DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
Duas sequências de números diferentes
de zero são diretamente proporcionais quando a razão de cada número da primeira
sequência pelo correspondente da segunda sequência for sempre a mesma.
Seja
a, b, c diretamente proporcional a d, e, f, então temos:
a/d
= b/e = c/f = a+b+c/d+e+f = k
k é
o fator de proporcionalidade.
NÚMEROS
INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
Duas sequências de números diferentes
de zero são inversamente proporcionais quando o produto de cada número da
primeira sequência pelo correspondente da segunda sequência for sempre o mesmo.
Seja
a, b, c inversamente proporcional a d, e, f, então teremos:
a/1/d
= b/1/e = c/1/f <=> a.d = b.e = c.f = k
k é
o fator de proporcionalidade
GRANDEZAS
DIRETAMENTE PROPORCIONAIS E GRANDEZAS INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
GRANDEZAS
DIRETAMENTE PROPORCIONAIS
Duas grandezas são diretamente
proporcionais quando, aumentando-se (ou diminuindo-se) uma delas um certo
número de vezes, a outra aumenta (ou diminui) o mesmo número de vezes.
Consequentemente, se duas grandezas são
diretamente proporcionais, a razão de dois valores quaisquer de uma delas é
igual à razão de dois valores correspondentes da outra.
GRANDEZAS
INVERSAMENTE PROPORCIONAIS
Duas grandezas são inversamente
proporcionais quando, aumentando-se (ou diminuindo-se) uma delas um certo
número de vezes, a outra diminui (ou aumenta) o mesmo número de vezes.
Consequentemente, se duas grandezas são
inversamente proporcionais, a razão de dois valores quaisquer de uma delas é
igual ao inverso da razão dos dois valores correspondentes da outra.
REGRA
DE TRÊS SIMPLES E COMPOSTA
Regra de três é um processo de
resolução de problemas que envolve proporcionalidade. Muitos problemas podem
ser resolvidos por meio da regra de três.
A regra de três simples é a que envolve
duas grandezas proporcionais. Elas podem ser direta ou inversamente
proporcionais. Já a regra de três composta envolve mais de duas grandezas, que
podem ser direta ou inversamente proporcionais.
Para resolvermos os exercícios que são montados por meio de regra de três nos utilizamos das propriedades das razões e proporções. Veremos mais tarde através de exercícios.
PORCENTAGEM
A
porcentagem é muito utilizada no nosso cotidiano, porém muitas pessoas ainda
têm dificuldades com porcentagem. Também chamada de taxa percentual.
A
porcentagem é a razão cujo denominador é 100. Por isso chamada também de razão
centesimal. Pode ser representada por meio de razões centesimais na forma
decimal como também através de taxas percentuais.
A
noção de porcentagem:
a% =
a/100 ou 0,0a
Exemplos:
5% =
5/100 ou 0,05 (a vírgula corre duas casas para a esquerda)
32,1%
= 32,1/100 ou 0,321
TÓPICO
2 – EQUAÇÕES DO PRIMEIRO GRAU
Equações são sentenças matemáticas
abertas (pelo menos um valor desconhecido, a incógnita) que apresentam uma
igualdade.
Numa equação o que queremos é ‘achar’ o
valor desse valor desconhecido, também chamado de incógnita. Há vários tipos de
equação.
A equação do primeiro grau é toda
aquela equação que pode ser escrita na forma: ax+b=0.
A equação do primeiro grau é aquela em
que a incógnita tem expoente igual a 1.
Sendo a e b chamados de coeficientes (a
é o coeficiente da incógnita e tem que ser diferente de zero e b é o
coeficiente independente, também chamado de termo constante ou constante).
Obs.: a solução da equação do primeiro
grau ax+b=0 é a raiz da função polinomial do 1º grau f(x)= ax+b.
SISTEMAS
DE EQUAÇÃO DO PRIMEIRO GRAU
Toda equação que pode ser reduzida à
forma equivalente: ax+by=c, com a, b pertencentes ao conjunto dos números reais
R e com a e b diferentes de zero são equações do primeiro grau com duas
incógnitas e quando temos duas ou mais delas ligadas entre si pelo contexto
algébrico estaremos diante de um sistema de equação do primeiro grau.
Resolvemos sistemas de equação do
primeiro grau pelos métodos da SUBSTITUIÇÃO (trata-se de substituição de
valores) e da o da ADIÇÃO (trata-se de somar equações como verdadeiras
parcelas), que na maior parte das vezes são usados conjuntamente. Através de exercícios veremos como tais métodos funcionam.
FINALIZAÇÃO
Vimos até aqui o básico teórico sobre os assuntos da aula 1 (proporcionalidade, porcentagem, equações do primeiro grau e sistemas de equações do primeiro grau). Longe estamos de ter esgotado o assunto. Quem quiser se aprofundar nos mesmos pode encontrar muito material através da Internet e de livros de matemática próprios para concursos públicos e didáticos. Daqui a pouco postaremos exercícios para treinamento dos assuntos tratados nessa aula! BONS ESTUDOS!
Vamos a uma bateria de exercícios:
Exercício 1:
Exercício 2:
Exercício 3:
Exercício 4:
Exercício 5:
Exercício 6:
Exercício 7:
Exercício 8:
Exercício 9:
Vamos a uma bateria de exercícios:
Exercício 1:
Exercício 2:
Exercício 3:
Exercício 4:
Exercício 5:
Exercício 6:
Exercício 7:
Exercício 8:
Exercício 9:
1 - A
ResponderExcluir2 - D
3 - A
4 - A
5 - E
6 - C
7 - 500cm²
8 - C
9 - A
Boa noite! Daniela!
ExcluirLegal você participar do nosso blog! Só agora que eu percebi que não havia colocado o gabarito!!!! Valeu mesmo pela participação! Então, vamos ao gabarito:
1- a
2- a
3- a
4- a
5- e
6- c
7- 50 %
8- c
9- a
Por que o 2º é "A" e o sétimo é 50% (não se pediu para representar percentualmente... subentende-se que a resposta é livre, não acha?)
ResponderExcluirOi, Daniela!
ExcluirHouve erro na hora de colocar a questão 7!
A revisão das questões tá difícil, desculpe-me! Quando pensei no blog achava que teria mais tempo para levá-lo adiante... infelizmente não consegui! Mas vou tentar corrigir!!!
Valeu pela participação!!!!
Minha mente Nn se da com matematica não achei um pouco dificil
ResponderExcluir1=a
ResponderExcluir2=a
3=a
5=e
6=c
7=50%
8=c
9=a
1°) A
ResponderExcluir2°) D
3°) A
4°) A
5°) E
6°) C
7°) 500cm2
8°) C
9°) A
Não sei nem li kkkkk
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